quinta-feira, 5 de maio de 2011

Queimaduras: a atenção deve ser redobrada no inverno

É uma delícia tomar um chocolate quente ou uma sopinha para esquentar no inverno. Mas preste bastante atenção na hora de preparar a bebida ou servir a sopa porque o manuseio de líquidos quentes são a principal causa de queimaduras entre crianças.
Só em 2007, segundo o Ministério da Saúde, 15.392 crianças foram internadas vítimas de queimaduras com líquidos quentes e outras fontes de calor. A escaldadura (quando o líquido entorna sobre a pessoa), em geral, acontece dentro de casa e, algumas vezes, perto dos adultos. A pele mais fina faz com que as crianças sejam vítimas mais graves: elas sofrem queimaduras a temperaturas mais baixas, de maior profundidade e que atingem maior superfície do corpo.

Estudo realizado por Maria Cristina Serra, pediatra e chefe do centro de tratamento de queimados do Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, mostrou que as principais vítimas são os menores de 3 anos.

Outro cuidado que deve ser tomado é ao aquecer alimentos para a criança no microondas. “Antes de dar qualquer coisa para o filho comer, os pais devem checar a temperatura”, diz Maria Cristina. A mesma dica vale na hora do banho, principalmente se o chuveiro for do tipo misturador, porque costumam esquentar demais.

E não se esqueça. Assim como todo produto químico, que deve ser mantido fora do alcance das crianças, o álcool tem que ficar longe delas. Ele é um dos grandes motivos de internações no Brasil e acidentes com esse produto provocam queimaduras gravíssimas, porque a chama é direta no corpo.


O QUE FAZER SE O SEU FILHO SE QUEIMAR
“Se a queimadura for leve (de 1o. grau), a lesão pequena e a pele só ficar avermelhada, não precisa correr para o pronto-socorro”, diz Samar Harati, dermatologista do Hospital São Luiz, em São Paulo. Basta colocar água fria (não gelada) para esfriar o local. Nunca recorra a tratamentos caseiros, como manteiga, pasta de dente ou clara de ovo. Além da chance de agravar ainda mais o machucado, se o ovo, por exemplo, estiver contaminado com alguma bactéria há risco de infeccionar o local. Converse com o pediatra da criança antes de usar qualquer produto na queimadura.

Para as queimaduras mais graves (2o. e 3o. graus), em que há formação de bolhas e os tecidos mais profundos da pele são atingidos, é preciso ir para o hospital imediatamente.



DICAS PARA EVITAR QUEIMADURAS
- Quando o fogão estiver ligado, até mesmo o forno, não deixe a criança se aproximar. Cozinhe sempre nas bocas de trás do fogão e com o cabo das panelas virados para dentro;
- Mantenha produtos químicos fora do alcance das crianças, principalmente quando houver chama por perto;

- Use sempre o protetor solar. Pode não parecer, mas há casos de queimaduras de terceiro grau provocadas pela exposição à luz solar, mesmo em dias nublados;

- Evite ligar vários aparelhos eletrônicos numa mesma tomada. De preferência, deixe-a tampada com protetor;

- Fogos de artifícios nunca devem ser manipulados por crianças. Mantenha-as longe deles;

- Chapinhas de cabelo devem estar sempre desligadas;

- Cuidado com as velas. Elas devem ficar longe dos pequenos, bem como de cortinas, lençol. Ao sair de casa, apague-as.
- Evite toalhas de mesa (a criança pode puxar e acabar derrubando alimentos e líquidos quentes).

- Evite carregar as crianças no colo enquanto mexe em panelas.

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI13246-15326,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário