domingo, 8 de maio de 2011

E SE O BEBÊ ENGASGAR COM O LEITE?

Presenciar um engasgo de um bebê ou de uma criança é assustador, as pessoas que presenciam a cena ficam desesperados e sem saber o que fazer, porém, tomar a atitude certo no momento certo é o que resolve o problema, na dúvida, é melhor ligar para o corpo de bombeiros, por exemplo, pois uma intervenção incorreta pode agravar a situação e provocar obstrução completa e, consequentemente, impedimento da respiração.

Aprenda agora o que deve ser feito quando o bebe se engasga com leite ou quando crianças ficarem engasgadas por algum objeto sólido ou líquido, de imediato, engasgo ocorre quando um corpo estranho se aloja na traquéia , impedindo totalmente ou parcialmente a passagem de ar. Salientando que somente objetos sólidos podem provocar interrupção total da passagem do ar respirado.

Se o bebê ou criança estiver engasgada e conseguir TOSSIR, NÃO faça nada. Isso mesmo, essa é a recomendação dos especialistas, afinal, a tosse é a melhor chance de expelir o objeto que causou o engasgo, e tossir é um sinal que há respiração. Interferir pode ser pior, apenas incentive-a a tossir ou retire com a mão apenas objetos ou secreção visíveis.


Quando há engasgo com objeto sólido e impedimento da respiração

Neste caso, a criança costumar fica com os lábios e pele arroxeados, podendo perder a consciência. Veja passo-a-passo de como proceder no engasgo em criança maior que 1 ano, em bebês e na na criança desmaiada, lembrando que virar a criança de cabeça para baixo NÃO é recomendado.



Fonte: http://resumododia.com/o-que-fazer-quando-bebe-ou-crianca-engasga.html





Bebês com menos de 1 ano

Deite o bebê de bruços em seu antebraço, apoiando o tórax e a cabeça do bebê em sua mão, mantendo-a mais baixa que o corpo. Com a palma da outra mão, dê várias pancadinhas firmes em suas costas. Seja extremamente cuidadosa ao tentar remover qualquer coisa da boca de um bebê para não empurrá-la ainda mais para dentro da garganta. Só coloque o dedo em sua boca se estiver vendo o objeto.

Crianças de 1 a 8 anos

Peça para a criança tossir para remover o corpo estranho. Se não adiantar, sente-se e deite a criança de bruços em seu colo. Usando a palma da mão, dê pancadas secas em suas costas, na área entre as clavículas. Cuidado para não usar força demais, cada palmada deve ser dada com energia suficiente para remover a obstrução das vias aéreas.

Crianças com mais de 9 anos

Coloque seus braços ao redor da criança em pé, de costas para você, pressionando sua mão fechada contra a cintura dela. Com a outra mão, empurre com força sua mão fechada para dentro e para cima do tórax. A força do puxão deve partir de seus cotovelos. Dessa maneira você estará comprimindo a parte de cima do abdômen contra a parte de baixo dos pulmões para expulsar o ar restante que existe dentro deles, forçando a saída do objeto obstrutor. Verifique a boca da criança e, se o objeto for expelido, remova-o.


Fonte: http://www.e-familyblog.com/blog.php?note=1493&user=dhaventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário