quinta-feira, 5 de maio de 2011

É dengue ou gripe?

Seu filho acorda manhoso, chorando sem motivo. Quando você o segura no colo, percebe que a temperatura do corpo dele está alta. Além disso, demonstra dor no corpo. Deve ser uma gripe é o seu primeiro pensamento diante desses sintomas. Mas esses sinais – febre, dores no corpo, indisposição, apatia - são os mesmos da dengue e, por serem tão comuns entre si, podem ser facilmente confundidos com outras viroses.

“É importante que os pais e pediatras coloquem a dengue como um dos diagnósticos a serem investigados caso a criança apresente um quadro febril”, diz o secretário de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa, do Ministério da Saúde. Se a região onde você mora for considerada de risco, não é preciso esperar que apareçam todos os sintomas da dengue. Ao primeiro sinal, considere essa possibilidade e já reforce a hidratação, que pode evitar que a doença se agrave.

A dengue pode ser ainda mais perigosa nos bebês, pois a evolução do quadro é súbita. Neste caso, os pais devem ficar atentos também aos choros persistentes e à fácil irritabilidade. O mais importante é em caso de suspeita de dengue, oferecer bastante água e ligar para o pediatra do seu filho. Se ele não puder atender, leve-o a um PS infantil.

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI227629-15327,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário