quinta-feira, 5 de maio de 2011

DIARREIA !

Como vou saber se o bebê está com diarréia?
Quando o bebê é recém-nascido, é difícil não pensar em diarréia com cocôs tão frequentes e tão molinhos. Para isso, você vai precisar saber como é o cocô normal do seu filho, o que varia dependendo se ele mama no peito ou toma fórmula de leite em pó.

O cocô de bebês amamentados normalmente é amarelo, mais para o líquido, e a frequência pode chegar a cinco vezes por dia.

É frequente que o recém-nascido que mama no peito faça cocô durante a mamada, ou logo depois. Isso acontece porque, à medida que o estômago dele enche de leite, todo o trato intestinal é estimulado, o que provoca o reflexo de defecar.

Depois de um mês, mais ou menos, a maioria dos bebês amamentados no peito começa a fazer cocô uma ou duas vezes por dia. Crianças que tomam fórmula de leite podem fazer cocô só uma vez por dia e ter as fezes mais sólidas.

É normal que o intestino fique solto de vez em quando. Mas, se o bebê começar a fazer um cocô malcheiroso, aguado demais ou com filamentos de muco, ou fizer cocô todas as vezes que mama depois de 1 mês de idade, ou se estiver com febre ou parecer estar emagrecendo, provavelmente é diarréia, portanto fale com o pediatra.

O que causa a diarréia?

A causa mais comum de diarréia é um vírus chamado rotavírus. Já existe vacina gratuita para o rotavírus no calendário de imunização nacional. Antes da vacina, quase todas as crianças pegavam esse vírus até completar 5 anos.

Vírus como o rotavírus provocam gastroenterite, uma inflamação no sistema digestivo. A infecção causa vômitos e afeta a mucosa que reveste o intestino. A mucosa começa a liberar líquido, e os alimentos passam sem ser digeridos.

Além das infecções virais e bacterianas, a diarréia em bebês também pode ser causada pela preparação incorreta de fórmulas de leite em pó, por resfriados, pelo uso de antibiótico, por alergias; em casos mais raros, deficiências enzimáticas. 

É possível prevenir a diarréia?

Bons hábitos de higiene ajudam a diminuir o risco de diarréia, porque os microorganismos que a provocam muitas vezes são transmitidos da mão para a boca. Por isso, lave bem as mãos com água e sabonete por pelo menos 15 segundos depois de trocar fralda de cocô ou de usar o banheiro. 

Como se trata a diarréia?

Para bebês que só mamam, mantenha a alimentação normal (peito ou leite industrializado), desde que ele esteja mamando bem. Para crianças um pouco mais velhas, além do leite materno ou do leite industrializado em pó, dê mais água ou soluções especiais para a reidratação, como o soro caseiro.

A água de coco pode ser usada em conjunto com o soro ou as bebidas de reidratação, mas não sozinha, porque não possui a quantidade de sal necessária.

Crianças de mais de 1 ano podem beber sucos diluídos, e vale apelar para picolés de fruta, se seu filho não estiver querendo beber. Evite bebidas muito doces e refrigerantes (o açúcar atrai mais água para o intestino, o que pode agravar a diarréia). As frutas mais recomendadas são maçã, banana-maçã, goiaba, maracujá e limão (pode ser em forma de suco).

Nunca dê remédios contra a diarréia para crianças de menos de 12 anos, pois os efeitos colaterais podem ser perigosos. 
Bebês que mamam no peito correm menos risco de ter diarréia?

Sim. O leite materno possui elementos que inibem a proliferação dos microorganismos que causam a diarréia.

Preciso mudar a alimentação do bebê?

Não. A menos que o bebê esteja vomitando, você pode continuar dando os alimentos sólidos a que ele está acostumado. Tradicionalmente, os alimentos preferidos para os casos de diarréia aguda são banana, arroz, maçã (raspada ou cozida) e torrada.

Para crianças mais velhas, uma alimentação leve, à base de carboidratos, como frango com macarrão ou batata e arroz, são os mais indicados. Mas não se preocupe se seu filho se recusar a comer durante uma crise de diarréia. O mais importante é que ele tome bastante líquido para evitar a desidratação. 

Quando devo procurar o médico?

A diarréia pode ser preocupante se durar mais que algumas horas, mas normalmente sara sozinha. Se seu filho estiver com o intestino muito solto há dois dias, consulte o médico.

O maior perigo é o de desidratação, portanto busque socorro médico imediato se o bebê der sinais de alerta: lábios secos, letargia, choro sem lágrimas, moleira funda, palidez nas mãos e nos pés, xixi muito amarelo ou em pequena quantidade.

Também procure o médico se seu filho:

• se recusar a tomar líquidos

• estiver com febre há mais de 24 horas

• apresentar sangue nas fezes

• estiver vomitando, além da diarréia, há mais de 24 horas

• estiver com a barriga inchada 

Quando devo procurar o médico?

Se seu filho está inquieto e irritado por causa da diarréia, mime-o bastante e troque a fralda assim que estiver suja. É difícil evitar que venham as assaduras, e elas podem incomodar mais o bebê que a diarréia em si. Use uma camada espessa de pomadas preventivas a cada troca de fralda, sempre secando bem o bumbum antes, para evitá-las.

Dependendo da causa da diarréia, o médico pode prescrever antibióticos. Lembre-se de jamais dar remédios contra a diarréia para seu filho, pois eles podem agravar a situação. O conselho vale também para adultos.

FONTE brasilbabycenter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário